No projeto de um sistema fotovoltaico busca-se estimar a quantidade de energia que poderá ser produzida, o cálculo da produção que se deseja, indo até a instalação.
Durante este processo são observadas também as questões burocráticas como a documentação e autorizações necessárias.
Etapa fundamental para que um sistema de energia solar apresente os resultados esperados, contempla a análise da viabilidade econômico-financeira, considerando o payback descontado, dando a visibilidade do valor que será economizado ao longo do período de funcionamento do sistema.
Os módulos fotovoltaicos (placas solares) e os inversores interativos (grid-tied interactive inverter) são os equipamentos principais que, basicamente, compõem o sistema solar conectado à rede. Porém, há componentes acessórios de integração do sistema, que são as estruturas para fixação dos módulos (Balance of System – BOS) e ligação e os componentes elétricos.
O processo de instalação de um sistema fotovoltaico deve obedecer aos padrões exigidos pelos órgãos reguladores e realizado com a técnica e expertise que a HORUS possui, para que sejam evitadas manutenções constantes, problemas na rede elétrica, além de quedas de energia.